Gênero: Notícia
INDEXAÇÃO
Matriz BNCC |
SEGMENTO: Ensino Médio |
ÁREA: Linguagens e suas Tecnologias
Competência(s): Compreender o funcionamento das diferentes linguagens e práticas culturais (artísticas, corporais e verbais) e mobilizar esses conhecimentos na recepção e produção de discursos nos diferentes campos de atuação social e nas diversas mídias, para ampliar as formas de participação social, o entendimento e as possibilidades de explicação e interpretação crítica da realidade e para continuar aprendendo.
Habilidade: EM13LP38 - Analisar os diferentes graus de parcialidade/imparcialidade (no limite, a não neutralidade) em textos noticiosos, comparando relatos de diferentes fontes e analisando o recorte feito de fatos/dados e os efeitos de sentido provocados pelas escolhas realizadas pelo autor do texto, de forma a manter uma atitude crítica diante dos textos jornalísticos e tornar-se consciente das escolhas feitas como produtor.
Matriz BNCC |
SEGMENTO: EJA - Ensino Médio |
ÁREA: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias
Competência(s): C2 - Acionar as várias formas de recepção e compreensão e conhecimentos linguísticos, textuais e sobre práticas sociais de linguagem, para construir e reconstruir os sentidos de textos e manifestações artísticas e culturais.
Habilidade: H06 - Reconhecer autonomamente textos de extensões variadas, em LP ou LE, e manifestações artísticas, reestabelecendo relações de sentido.
Este é um projeto que tem como objetivo o trabalho com o gênero notícia. O gênero é resultado de um processo de atualização de práticas discursivas, que se dá "a partir de uma memória social e histórica (e, consequentemente, coletiva) que é retomada por meio de uma atividade particularizada pelo locutor" (ADERALDO, 2001, p.127).
Sugere-se neste material atividades com metodologia adequada para trabalhar o tipo de gênero: Notícias. Por meio de textos, conceitos e prática, o aluno terá a oportunidade de compreender e perceber a importância deste gênero. O professor, com esta proposta, poderá trabalhar em sala de aula: textos inscritos em gêneros que circulam socialmente e aqueles que existem na sociedade, como contos, poemas, cordel, cartas, rótulos, artigos de opinião, letras de canção, rap, hip hop, as notícias etc. e suportes textuais, como jornais, revistas, livros, embalagens, folhetos, panfletos etc., aproximando, assim, seus alunos do universo cultural.