ENEM - 2014 - parte 4 - Ciências da Natureza e suas tecnologias - QUESTÕES COMENTADAS
INDEXAÇÃO
Matriz BNCC |
SEGMENTO: Ensino Médio |
ÁREA: Ciências da Natureza e suas Tecnologias
Habilidade: EM13CNT301 - Construir questões, elaborar hipóteses, previsões e estimativas, empregar instrumentos de medição e representar e interpretar modelos explicativos, dados e/ou resultados experimentais para construir, avaliar e justificar conclusões no enfrentamento de situações-problema sob uma perspectiva científica.
Matriz BNCC |
SEGMENTO: EJA - Ensino Médio |
ÁREA: Ciências da Natureza e suas Tecnologias
Competência(s): C1 - Compreender as ciências naturais e as tecnologias como construções humanas associadas à cultura dos povos e suas visões de mundo.
Habilidade: H02 - Construir conceitos científicos de energia, matéria, vida, transformação e sistema para explicar fenômenos naturais e procedimentos tecnológicos, especialmente os envolvidos na profissão e nos projetos desenvolvidos na elevação da escolaridade.
Este trabalho apresenta a quarta parte das questões comentadas das disciplinas de Química, Física e Biologia da prova do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) do ano de 2014, da prova de "Ciências da Natureza e suas tecnologias". Os comentários e discussões propostos muitas vezes vão além da simples dedução da resposta correta, discutindo também os conteúdos envolvidos, relembrando-os, além de relacioná-los com outros conteúdos "próximos" e com outras questões da mesma prova e com as provas de outros anos. Esperamos que nossas discussões e comentários sejam referência para quem está se preparando para o ENEM.
É importante que o estudante tente resolver cada questão, antes de ler os comentários, testando sua capacidade de acertar cada uma. Depois, acertando ou não, é importante ler os comentários tentando associar com os diferentes conhecimentos trabalhados na escola, verificando quais assuntos não foram bem assimilados. Nosso objetivo é trabalhar todos os assuntos abordados nas provas de Ciências da Natureza do ENEM, discutindo todos os temas que já foram avaliados no passado, para que o aluno fortaleça os conteúdos em que já se sente seguro, além de possibilitar que ele estude mais os conteúdos com os quais tem alguma dificuldade e possa se sentir mais preparado para a próxima prova do ENEM.