Atividade Prática - Estudando a água - parte 32
INDEXAÇÃO
Matriz BNCC |
SEGMENTO: Ensino Médio |
ÁREA: Ciências da Natureza e suas Tecnologias
Habilidade: EM13CNT102 - Realizar previsões, avaliar intervenções e/ou construir protótipos de sistemas térmicos que visem à sustentabilidade, considerando sua composição e os efeitos das variáveis termodinâmicas sobre seu funcionamento, considerando também o uso de tecnologias digitais que auxiliem no cálculo de estimativas e no apoio à construção dos protótipos.
Matriz BNCC |
SEGMENTO: EJA - Anos Finais |
ÁREA: Ciências da Natureza e suas Tecnologias
Competência(s): C2 - Compreender e caracterizar o ambiente como o conjunto das interações entre o ser humano, o seu meio e os diversos componentes que promovem a sua transformação.
Habilidade: H12 - Identificar os fenômenos de transformação de estados físicos da água, compreendendo o ciclo da água em diferentes ambientes, compreendendo o modo como os mananciais são reabastecidos e valorizando sua preservação
O presente trabalho constitui parte de uma sequência de aulas práticas sobre as principais propriedades da água e suas inteirações com outras substâncias, usando materiais de fácil obtenção. Os trabalhos abordam o entendimento científico de diversos fenômenos cotidianos relacionados à água, inerentes às questões ambientais, industriais, culinárias, medicinais e outras. A parte 32 explica o que é um diagrama de fases, e discute as forças intermoleculares envolvidas nas substâncias apolares, chamadas forças dipolo temporário ou forças de London.
O estudante deve procurar relacionar os fatos do cotidiano e os resultados vivenciados nos experimentos, com os princípios científicos abordados, especialmente as explicações baseadas na teoria atômico-molecular.