Reconhecendo gases do cotidiano - parte 4 - hidrogênio - 3
INDEXAÇÃO
Matriz BNCC |
SEGMENTO: Ensino Médio |
ÁREA: Ciências da Natureza e suas Tecnologias
Habilidade: EM13CNT101 - Analisar e representar, com ou sem o uso de dispositivos e de aplicativos digitais específicos, as transformações e conservações em sistemas que envolvam quantidade de matéria, de energia e de movimento para realizar previsões sobre seus comportamentos em situações cotidianas e em processos produtivos que priorizem o desenvolvimento sustentável, o uso consciente dos recursos naturais e a preservação da vida em todas as suas formas.
Matriz BNCC |
SEGMENTO: EJA - Ensino Médio |
ÁREA: Ciências da Natureza e suas Tecnologias
Competência(s): C2 - Identificar e relacionar causas e consequências da degradação ou preservação do ambiente.
Habilidade: H11 - Analisar e produzir propostas de intervenção ambiental aplicando conhecimento científico ou tecnológico, observando riscos e benefícios e compartilhando resultados.
Este material permitirá vivenciar alguns experimentos que envolvem as propriedades dos principais gases inorgânicos do cotidiano, de forma que o aluno aprenda a identificá-los, bem como reconhecer a participação deles em importantes processos naturais, como a combustão, a respiração, a corrosão ácida de metais etc. O entendimento sobre os principais gases do cotidiano está diretamente envolvido com a vivência dos fenômenos dos quais eles participam, sejam nos aspectos ambientais, energéticos ou biológicos. A participação dos gases nesses fenômenos é bastante explorada nas avaliações de química, biologia, física, geografia, além de muito comuns nas provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).
Na terceira prática sobre o gás hidrogênio, a aula explora outro método de produção desse gás, diferente da reação de ácidos com metais. O método proposto é a eletrólise aquosa do sal de cozinha, a eletrólise mais simples e segura, introduzindo o efeito da eletricidade nas reações químicas (eletroquímica).