Reconhecendo gases do cotidiano - parte 4 - hidrogênio - 2
INDEXAÇÃO
Matriz BNCC |
SEGMENTO: Ensino Médio |
ÁREA: Ciências da Natureza e suas Tecnologias
Habilidade: EM13CNT204 - Elaborar explicações, previsões e cálculos a respeito dos movimentos de objetos na Terra, no Sistema Solar e no Universo com base na análise das interações gravitacionais, com ou sem o uso de dispositivos e aplicativos digitais (como softwares de simulação e de realidade virtual, entre outros).
Matriz BNCC |
SEGMENTO: EJA - Ensino Médio |
ÁREA: Ciências da Natureza e suas Tecnologias
Competência(s): C2 - Identificar e relacionar causas e consequências da degradação ou preservação do ambiente.
Habilidade: H12 - Conhecer a estrutura e funcionamento do planeta Terra na atualidade e hipóteses sobre sua formação e a evolução da vida.
Este material permitirá vivenciar alguns experimentos que envolvem as propriedades dos principais gases inorgânicos do cotidiano, de forma que o aluno aprenda a identificá-los, bem como reconhecer a participação deles em importantes processos naturais, como a combustão, a respiração, a corrosão ácida de metais etc. O entendimento sobre os principais gases do cotidiano está diretamente envolvido com a vivência dos fenômenos dos quais eles participam, sejam nos aspectos ambientais, energéticos ou biológicos. A participação dos gases nesses fenômenos é bastante explorada nas avaliações de química, biologia, física, geografia, além de muito comuns nas provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).
Na segunda prática sobre o hidrogênio, além da produção desse gás através da reação de ácido clorídrico com metal comum, são propostos alguns testes de suas propriedades, permitindo sua identificação e diferenciação de outros gases importantes, já trabalhados nas práticas anteriores (gases do cotidiano, partes I a III). Na terceira prática, o gás hidrogênio é produzido por eletrólise aquosa do sal de cozinha, importante experimento que introduz o efeito da eletricidade promovendo reações químicas.