Reconhecendo gases do cotidiano - parte 4 - hidrogênio - 1
INDEXAÇÃO
Matriz BNCC |
SEGMENTO: Ensino Médio |
ÁREA: Ciências da Natureza e suas Tecnologias
Habilidade: EM13CNT103 - Utilizar o conhecimento sobre as radiações e suas origens para avaliar as potencialidades e os riscos de sua aplicação em equipamentos de uso cotidiano, na saúde, no ambiente, na indústria, na agricultura e na geração de energia elétrica.
Matriz BNCC |
SEGMENTO: EJA - Ensino Médio |
ÁREA: Ciências da Natureza e suas Tecnologias
Competência(s): C3 - Compreender os organismos vivos em geral e o ser humano em especial, em integração com o ambiente vivo e sociocultural.
Habilidade: H15 - Construir ou interpretar modelos e experimentos para explicar fenômenos como alimentação, reprodução, excreção, visão, audição, movimentação, segurança em contextos da vida, da saúde ou da tecnologia.
Este material permitirá vivenciar alguns experimentos que envolvem as propriedades dos principais gases inorgânicos do cotidiano, de forma que o aluno aprenda a identificá-los, bem como reconhecer a participação deles em importantes processos naturais, como a combustão, a respiração, a corrosão ácida de metais etc.
Na primeira de três práticas sobre o gás hidrogênio, a aula explora a reação de diferentes metais comuns com ácidos do cotidiano, permitindo não só a comparação da eletropositividade de alguns desses metais, mas também introduz o importante conceito de força dos ácidos. Na segunda prática sobre o hidrogênio, o gás é produzido com reação de ácido com metal e testado em suas propriedades, permitindo sua identificação e diferenciação de outros gases importantes, já trabalhados nas práticas anteriores (gases do cotidiano, partes I a III). Na terceira prática, o gás hidrogênio é produzido por eletrólise aquosa do sal de cozinha, importante experimento que introduz o efeito da eletricidade promovendo reações químicas.