Atividade prática - Estudo das misturas: fases e componentes - Parte 3
INDEXAÇÃO
Matriz BNCC |
SEGMENTO: Ensino Médio |
ÁREA: Ciências da Natureza e suas Tecnologias
Habilidade: EM13CNT101 - Analisar e representar, com ou sem o uso de dispositivos e de aplicativos digitais específicos, as transformações e conservações em sistemas que envolvam quantidade de matéria, de energia e de movimento para realizar previsões sobre seus comportamentos em situações cotidianas e em processos produtivos que priorizem o desenvolvimento sustentável, o uso consciente dos recursos naturais e a preservação da vida em todas as suas formas.
Matriz BNCC |
SEGMENTO: EJA - Ensino Médio |
ÁREA: Ciências da Natureza e suas Tecnologias
Competência(s): C3 - Compreender os organismos vivos em geral e o ser humano em especial, em integração com o ambiente vivo e sociocultural.
Habilidade: H15 - Construir ou interpretar modelos e experimentos para explicar fenômenos como alimentação, reprodução, excreção, visão, audição, movimentação, segurança em contextos da vida, da saúde ou da tecnologia.
O material permite vivenciar conceitos importantes sobre a classificação dos diversos tipos de misturas, identificando o número dos componentes e das fases de cada uma, possibilitando, posteriormente, a escolha adequada dos métodos de separação.
Para recordar: nas partes I e II, o estudo das misturas precisa estar bem fundamentado sobre os conceitos de "sistema homogêneo", "sistema heterogêneo", "fases", "componentes", "substância pura", "mistura" etc. Nem sempre o que se apresenta como uma única fase é uma só substância ou componente. Por outro lado, nem sempre um sistema heterogêneo é formado por duas ou mais substâncias. Sistemas homogêneos a olho nu podem, na verdade, ser heterogêneos quando examinados com uma lente ou microscópio. Na parte III, sugere-se o material para entender esses fundamentos que são importantes para saber escolher o método ou os métodos necessários à separação dos componentes de uma mistura.