Gênero: a reportagem
INDEXAÇÃO
Matriz BNCC |
SEGMENTO: Ensino Médio |
ÁREA: Linguagens e suas Tecnologias
Competência(s): Compreender o funcionamento das diferentes linguagens e práticas culturais (artísticas, corporais e verbais) e mobilizar esses conhecimentos na recepção e produção de discursos nos diferentes campos de atuação social e nas diversas mídias, para ampliar as formas de participação social, o entendimento e as possibilidades de explicação e interpretação crítica da realidade e para continuar aprendendo.
Habilidade: EM13LP38 - Analisar os diferentes graus de parcialidade/imparcialidade (no limite, a não neutralidade) em textos noticiosos, comparando relatos de diferentes fontes e analisando o recorte feito de fatos/dados e os efeitos de sentido provocados pelas escolhas realizadas pelo autor do texto, de forma a manter uma atitude crítica diante dos textos jornalísticos e tornar-se consciente das escolhas feitas como produtor.
Matriz BNCC |
SEGMENTO: EJA - Ensino Médio |
ÁREA: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias
Competência(s): C2 - Acionar as várias formas de recepção e compreensão e conhecimentos linguísticos, textuais e sobre práticas sociais de linguagem, para construir e reconstruir os sentidos de textos e manifestações artísticas e culturais.
Habilidade: H06 - Reconhecer autonomamente textos de extensões variadas, em LP ou LE, e manifestações artísticas, reestabelecendo relações de sentido.
O projeto sugere atividades que abordam o gênero textual "Reportagem", possibilitando o desenvolvimento de habilidades relacionadas ao reconhecimento das características de este gênero.
Sugere-se para o desenvolvimento deste projeto o trabalho com reportagem. Espera-se que seja proveitoso e que cada um se torne artífice de suas melhores histórias, que o desafio de ver, escrever, ouvir, sentir se revele como o estranho a ser compreendido, não como "incômodo", mas como "pérola"; assim como esperamos que o desenvolvimento deste projeto, em suas aulas, possa ter como efeito alunos com habilidades linguísticas ainda mais apuradas.