Olá Visitante
Seja bem-vindo ao Portal SESI Educação
Texto
Proposta de Redação - Transitoriedade das Tecnologias de Informação
INDEXAÇÃO
Matriz BNCC |
SEGMENTO: Ensino Médio |
ÁREA: Linguagens e suas Tecnologias
Competência(s): Compreender os processos identitários, conflitos e relações de poder que permeiam as práticas sociais de linguagem, respeitando as diversidades e a pluralidade de ideias e posições, e atuar socialmente com base em princípios e valores assentados na democracia, na igualdade e nos Direitos Humanos, exercitando o autoconhecimento, a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, e combatendo preconceitos de qualquer natureza.
Habilidade: EM13LP01 - Relacionar o texto, tanto na produção como na leitura/escuta, com suas condições de produção e seu contexto sócio-histórico de circulação (leitor/audiência previstos, objetivos, pontos de vista e perspectivas, papel social do autor, época, gênero do discurso etc.), de forma a ampliar as possibilidades de construção de sentidos e de análise crítica e produzir textos adequados a diferentes situações.
Matriz BNCC |
SEGMENTO: EJA - Ensino Médio |
ÁREA: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias
Competência(s): C2 - Acionar as várias formas de recepção e compreensão e conhecimentos linguísticos, textuais e sobre práticas sociais de linguagem, para construir e reconstruir os sentidos de textos e manifestações artísticas e culturais.
Habilidade: H06 - Reconhecer autonomamente textos de extensões variadas, em LP ou LE, e manifestações artísticas, reestabelecendo relações de sentido.
DESCRIÇÃO
No material presente sugere-se uma proposta de redação. O aluno terá como base a leitura dos textos motivadores, além dos próprios conhecimentos construídos ao longo de sua formação. Ao criar sua redação, o educando deverá ter atenção para não fugir ao tema proposto e atender ao tipo dissertativo-argumentativo que foi orientado.
A partir da leitura dos textos motivadores inseridos no material e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, o aluno redigirá um texto dissertativo-argumentativo na modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema "transitoriedade das tecnologias de informação", apresentando proposta de intervenção, que respeite os direitos humanos. Ao realizar esta atividade o educando, trabalhará habilidades, como: organização de ideias, coerência, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.

Voltar

SESI - Departamento Nacional
SBN - Quadra 01 - Bloco C - Ed. Roberto Simonsen Brasília - DF - CEP 70040-903
Copyright © 2011 - 2025 - Todos os direitos reservados.