Olá Visitante
Seja bem-vindo ao Portal SESI Educação
Texto
Modalização / Modalizadores
INDEXAÇÃO
Matriz BNCC |
SEGMENTO: Ensino Médio |
ÁREA: Linguagens e suas Tecnologias
Competência(s): Compreender o funcionamento das diferentes linguagens e práticas culturais (artísticas, corporais e verbais) e mobilizar esses conhecimentos na recepção e produção de discursos nos diferentes campos de atuação social e nas diversas mídias, para ampliar as formas de participação social, o entendimento e as possibilidades de explicação e interpretação crítica da realidade e para continuar aprendendo.
Habilidade: EM13LP07 - Analisar, em textos de diferentes gêneros, marcas que expressam a posição do enunciador frente àquilo que é dito: uso de diferentes modalidades (epistêmica, deôntica e apreciativa) e de diferentes recursos gramaticais que operam como modalizadores (verbos modais, tempos e modos verbais, expressões modais, adjetivos, locuções ou orações adjetivas, advérbios, locuções ou orações adverbiais, entonação etc.), uso de estratégias de impessoalização (uso de terceira pessoa e de voz passiva etc.), com vistas ao incremento da compreensão e da criticidade e ao manejo adequado desses elementos nos textos produzidos, considerando os contextos de produção.
Matriz BNCC |
SEGMENTO: EJA - Ensino Médio |
ÁREA: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias
Competência(s): C2 - Acionar as várias formas de recepção e compreensão e conhecimentos linguísticos, textuais e sobre práticas sociais de linguagem, para construir e reconstruir os sentidos de textos e manifestações artísticas e culturais.
Habilidade: H08 - Estabelecer relações de sentido entre informações subentendidas ou pressupostas em um texto
DESCRIÇÃO
O presente material apresenta o conceito de modalização, o qual expressa o modo como o sujeito defende seu ponto de vista. São raros os textos sem modalização, já que até mesmo aqueles que se pretendem objetivos, como os que se enquadram ao gênero notícia, podem apresentar modalizadores que denunciam uma percepção particular do jornalista ou de alguém relacionado ao fato noticiado, já que as citações não são raras nesse gênero.
Sugere-se esse material como forma de percepção, através de um texto, a presença dos modalizadores pelos elementos linguísticos que os expressam. A modalização é, pois, um fenômeno discursivo em que uma instância enunciadora coloca-se como fonte de referências pessoais, temporais, espaciais, e, ao mesmo tempo, toma uma atitude em relação ao que diz a seu coenunciador. Ela pode ser evidenciada nas manifestações escritas e orais da linguagem, nos mais variados contextos. É o fenômeno pelo qual o sujeito expressa sua adesão ao texto. A partir dela é possível perceber qual a atitude do locutor na defesa do que pretende. Assim, podemos perceber se ele crê no que diz, se atenua ou impõe algo.

Voltar

SESI - Departamento Nacional
SBN - Quadra 01 - Bloco C - Ed. Roberto Simonsen Brasília - DF - CEP 70040-903
Copyright © 2011 - 2025 - Todos os direitos reservados.