Atividade prática - Reconhecendo gases do cotidiano - Parte 2: gás extintor
INDEXAÇÃO
Matriz BNCC |
SEGMENTO: Ensino Médio |
ÁREA: Ciências da Natureza e suas Tecnologias
Habilidade: EM13CNT105 - Analisar os ciclos biogeoquímicos e interpretar os efeitos de fenômenos naturais e da interferência humana sobre esses ciclos, para promover ações individuais e/ ou coletivas que minimizem consequências nocivas à vida.
Matriz BNCC |
SEGMENTO: EJA - Ensino Médio |
ÁREA: Ciências da Natureza e suas Tecnologias
Competência(s): C1 - Compreender as ciências naturais e as tecnologias como construções humanas associadas à cultura dos povos e suas visões de mundo.
Habilidade: H02 - Construir conceitos científicos de energia, matéria, vida, transformação e sistema para explicar fenômenos naturais e procedimentos tecnológicos, especialmente os envolvidos na profissão e nos projetos desenvolvidos na elevação da escolaridade.
Este material permitirá vivenciar alguns experimentos que envolvem as propriedades dos principais gases inorgânicos do cotidiano, que permitem identificá-los, bem como reconhecer a participação deles em importantes processos naturais, como a combustão, a respiração, a corrosão ácida de metais, entre outros. O entendimento sobre os principais gases do cotidiano será bastante útil, pois o estudo desses fenômenos é bastante explorado nas avaliações de Química, Biologia, Física, Geografia, além de ser muito comum a cobrança nas provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).
Com o vimos na parte 1, o dióxido de carbono (CO2) é um gás com propriedades de refletir as ondas infravermelhas, acumulando e concentrando o calor no planeta. Além disso, ele é um dos produtos dos diversos tipos de queima, seja de combustíveis do petróleo, do carvão vegetal ou mineral, da madeira, do gás natural e até mesmo da respiração animal e vegetal. A respiração, se considerada nos aspectos químico e biológico, também pode ser entendida com o a queima da glicose presente nas células do corpo. Na atividade presente, sugere-se construir e usar um extintor de gás carbônico com garrafa PET; dessa forma, os alunos poderão vivenciar e aprender, de forma lúdica, sobre o conteúdo apresentado.