Atividade prática - Reconhecendo gases do cotidiano - Parte 1: efeito estufa
INDEXAÇÃO
Matriz BNCC |
SEGMENTO: Ensino Médio |
ÁREA: Ciências da Natureza e suas Tecnologias
Habilidade: EM13CNT102 - Realizar previsões, avaliar intervenções e/ou construir protótipos de sistemas térmicos que visem à sustentabilidade, considerando sua composição e os efeitos das variáveis termodinâmicas sobre seu funcionamento, considerando também o uso de tecnologias digitais que auxiliem no cálculo de estimativas e no apoio à construção dos protótipos.
Matriz BNCC |
SEGMENTO: EJA - Ensino Médio |
ÁREA: Ciências da Natureza e suas Tecnologias
Competência(s): C1 - Compreender as ciências naturais e as tecnologias como construções humanas associadas à cultura dos povos e suas visões de mundo.
Habilidade: H02 - Construir conceitos científicos de energia, matéria, vida, transformação e sistema para explicar fenômenos naturais e procedimentos tecnológicos, especialmente os envolvidos na profissão e nos projetos desenvolvidos na elevação da escolaridade.
Vivenciar alguns experimentos que envolvem as propriedades dos principais gases inorgânicos do cotidiano, que permitem identificá-los, bem como reconhecer a participação deles em importantes processos naturais como a combustão, a respiração, a corrosão ácida de metais etc. O entendimento sobre os principais gases do cotidiano está diretamente envolvido com a vivência dos fenômenos dos quais eles participam, sejam nos aspectos ambientais, energéticos ou biológicos. A participação dos gases nesses fenômenos é bastante explorada nas avaliações de química, biologia, física, geografia, além de muito comuns nas provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).
Um dos processos biológicos mais importantes é a respiração, processo quimicamente inverso à fotossíntese. O maior equilíbrio ecológico do nosso planeta é justamente esse: enquanto os vegetais fabricam matéria orgânica e gás oxigênio, captando a energia solar, dióxido de carbono do ar e água do solo, por outro lado os animais utilizam essa matéria orgânica como alimento e captam o oxigênio para queimar esse alimento e produzir energia para si. Para melhor fixação deste conteúdo, os alunos trabalharão com experimentação de como medir o efeito estufa, além de resolver exercícios.