Atividade prática - Como se forma a ferrugem? - Parte 2
INDEXAÇÃO
Matriz BNCC |
SEGMENTO: Ensino Médio |
ÁREA: Ciências da Natureza e suas Tecnologias
Habilidade: EM13CNT107 - Realizar previsões qualitativas e quantitativas sobre o funcionamento de geradores, motores elétricos e seus componentes, bobinas, transformadores, pilhas, baterias e dispositivos eletrônicos, com base na análise dos processos de transformação e condução de energia envolvidos - com ou sem o uso de dispositivos e aplicativos digitais -, para propor ações que visem a sustentabilidade.
Matriz BNCC |
SEGMENTO: EJA - Ensino Médio |
ÁREA: Ciências da Natureza e suas Tecnologias
Competência(s): C2 - Identificar e relacionar causas e consequências da degradação ou preservação do ambiente.
Habilidade: H11 - Analisar e produzir propostas de intervenção ambiental aplicando conhecimento científico ou tecnológico, observando riscos e benefícios e compartilhando resultados.
Vivenciar alguns testes para a determinação das causas do surgimento da ferrugem, ou seja, da oxidação dos objetos de ferro metálico, assim como de alguns métodos interessantes de prevenção dessa oxidação.
Como foi exposto na parte 1, os metais são os elementos com tendência de perder elétrons, que é o mesmo que "sofrer oxidação". Portanto, os metais possuem facilidade de reagir com os elementos que possuem tendência de ganhar elétrons, como o oxigênio (O) e o enxofre (S). Nesta atividade, sugere-se o trabalho com experimentação do conceito“ "Influência dos ácidos na corrosão dos metais", que facilitará, juntamente com exercícios, a compreensão dos alunos.