Matriz BNCC |
SEGMENTO: Anos Finais |
ÁREA: Linguagens
Componente: Arte
Competência(s): Compreender a língua como fenômeno cultural, histórico, social, variável, heterogêneo e sensível aos contextos de uso, reconhecendo-a como meio de construção de identidades de seus usuários e da comunidade a que pertencem.
Habilidade: EF67LP17 - Analisar, a partir do contexto de produção, a forma de organização das cartas de solicitação e de reclamação (datação, forma de início, apresentação contextualizada do pedido ou da reclamação, em geral, acompanhada de explicações, argumentos e/ou relatos do problema, fórmula de finalização mais ou menos cordata, dependendo do tipo de carta e subscrição) e algumas das marcas linguísticas relacionadas à argumentação, explicação ou relato de fatos, como forma de possibilitar a escrita fundamentada de cartas como essas ou de postagens em canais próprios de reclamações e solicitações em situações que envolvam questões relativas à escola, à comunidade ou a algum dos seus membros.
Matriz BNCC |
SEGMENTO: EJA - Anos Finais |
ÁREA: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias
Competência(s): C2 – Identificar as diferentes intencionalidades ao se apresentar um assunto e reconhecer que o uso de diferentes estratégias discursivas interfere no processo comunicativo.
Habilidade: H03 - Reconhecer e analisar a contribuição de recursos não-verbais e multimodais (imagens, gráficos, esquemas, layout, destaques gráficos etc.) para os sentidos do texto em que se inserem