Cinema na escola 2: Vida de Menina
INDEXAÇÃO
Matriz BNCC |
SEGMENTO: Ensino Médio |
ÁREA: Linguagens e suas Tecnologias
Habilidade: EM13LGG101 - Compreender e analisar processos de produção e circulação de discursos, nas diferentes linguagens, para fazer escolhas fundamentadas em função de interesses pessoais e coletivos.
Matriz BNCC |
SEGMENTO: EJA - Ensino Médio |
ÁREA: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias
Competência(s): C4 - Reconhecer aspectos das identidades em textos e manifestações artísticas e culturais, considerando as práticas sociais e as linguagens utilizadas.
Habilidade: H17 - Fazer uso de recursos linguísticos para apresentar seu ponto de vista.
O material propõe uma análise do filme "Vida de Menina", que retrata a educação no Brasil no século 19, focando na história da vida de uma formanda pentecostal, no Curso Normal.
O filme permite a análise da história a partir do viés cultural, político e social. No âmbito cultural, pode-se tratar da religiosidade brasileira no século 19 e também sobre aspectos da história da educação brasileira. O final do século 19 e o início do século 20 destacam-se pela crescente chegada de imigrantes europeus e asiáticos no Brasil. A vinda de outros sujeitos pressupõe também a chegada de diferentes aspectos culturais que passaram a compor a cultura brasileira. Tensões e conflitos são muito comuns, como se pode verificar a partir da narrativa fílmica. O filme apresenta ainda temas da formação de professores do século 19. Pode-se entrever os grupos sociais que acessavam o ensino e seriam professores. O gênero e a geração como temas da história da educação também são passíveis de análise a partir dessa obra.