Independência do Brasil: história e atualidade
INDEXAÇÃO
Matriz BNCC |
SEGMENTO: Ensino Médio |
ÁREA: Ciências Humanas e Sociais Aplicadas
Habilidade: EM13CHS603 - Analisar a formação de diferentes países, povos e nações e de suas experiências políticas e de exercício da cidadania, aplicando conceitos políticos básicos (Estado, poder, formas, sistemas e regimes de governo, soberania etc.).
Matriz BNCC |
SEGMENTO: EJA - Ensino Médio |
ÁREA: Ciências Humanas e suas Tecnologias
Competência(s): C3 - Analisar aspectos relevantes das instituições sociais e políticas nas relações de poder em diferentes escalas e contextos histórico-geográficos
Habilidade: H13 - Identificar a natureza dos conflitos sociais e políticos e o uso da força ou violência em diferentes sociedades para analisar relações de poder no nível do Estado, na vida econômica e nas relações cotidianas
O recurso apresenta um texto e uma atividade de análise de imagem sobre a Independência do Brasil e os seus significados contemporâneos.
O recurso propõe uma atividade de análise de imagem que deve ser feita levando em consideração a historicidade da pintura, sendo relacionada com o texto e com as discussões feitas em sala. É importante que os estudantes percebam que a imagem constrói uma leitura específica do processo de emancipação do Brasil, e que não está retratando a "realidade". Dessa forma, deve-se compreender a pintura como uma fonte histórica que está construindo uma imagem ressignificada sobre a emancipação política do Brasil. O povo realmente estava participando desse processo? Qual é a figura central que a imagem veicula? Essas e outras questões devem ser abarcadas na redação a ser feita pelos estudantes.