Cultura africana: Griot, o guardião da memória
INDEXAÇÃO
Matriz BNCC |
SEGMENTO: Anos Finais |
ÁREA: Ciências Humanas
Competência(s): Compreender a historicidade no tempo e no espaço, relacionando acontecimentos e processos de transformação e manutenção das estruturas sociais, políticas, econômicas e culturais, bem como problematizar os significados das lógicas de organização cronológica.
Habilidade: EF07HI03 - Identificar aspectos e processos específicos das sociedades africanas e americanas antes da chegada dos europeus, com destaque para as formas de organização social e o desenvolvimento de saberes e técnicas.
Matriz BNCC |
SEGMENTO: EJA - Anos Finais |
ÁREA: Ciências Humanas e suas Tecnologias
Competência(s): C1 - Compreender processos sociais utilizando conhecimentos histórico-geográficos
Habilidade: H05 - Interpretar realidades históricas e geográficas estabelecendo relações entre diferentes fatos e processos sócio-espaciais
O texto apresenta o conceito de Griot e a importância desse sujeito na formação e transmissão da cultura africana.
A partir desse texto, é possível refletir e compreender o que é um Griot ou uma Griotte para as sociedades africanas, trazendo aspectos da história cultural daquele continente. Além de conhecer a função do Griot/Griotte para a cultura africana, pode-se refletir sobre a importância desse sujeito para aquelas sociedades. A partir do recurso educativo, pode-se conhecer o processo de formação dos Griots/Griottes, entendendo as diferenças sociais nas sociedades africanas. O uso da musicalidade na transmissão cultural também é um tema que o recurso nos apresenta. Finalmente o texto demonstra a função social do Griot/Griotte, relacionando-o com a transmissão cultural africana, processo que se dá através das histórias que unem seus membros.