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Atividade prática - Estudando a água - Parte 21
INDEXAÇÃO
Matriz BNCC |
SEGMENTO: Anos Finais |
ÁREA: Ciências da Natureza
Habilidade: EF09CI01 - Investigar as mudanças de estado físico da matéria e explicar essas transformações com base no modelo de constituição submicroscópica.
Matriz BNCC |
SEGMENTO: EJA - Anos Finais |
ÁREA: Ciências da Natureza e suas Tecnologias
Competência(s): C2 - Compreender e caracterizar o ambiente como o conjunto das interações entre o ser humano, o seu meio e os diversos componentes que promovem a sua transformação.
Habilidade: H12 - Identificar os fenômenos de transformação de estados físicos da água, compreendendo o ciclo da água em diferentes ambientes, compreendendo o modo como os mananciais são reabastecidos e valorizando sua preservação
DESCRIÇÃO
O presente trabalho constitui parte de uma sequência de aulas práticas sobre as principais propriedades da água e suas inteirações com outras substâncias, usando materiais de fácil obtenção. Os trabalhos abordam o entendimento científico de diversos fenômenos cotidianos relacionados à água, inerentes às questões ambientais, industriais, culinárias, medicinais e outras. A parte 21 explica o "efeito de Coriolis" e descreve como ocorre sua influência no sentido de rotação de tufões, furacões e tornados. Além de propor a construção do "funil de auto fluxo" de Robert Boyle, para testar o princípio das "máquinas de movimento perpétuo", produzidas e estudadas nos primeiros séculos da era científica.
Sugere-se este recurso como forma de pesquisa em que o estudante deve relacionar os fatos do cotidiano e os resultados vivenciados nos experimentos, com os princípios científicos abordados, especialmente as explicações baseadas na teoria atômico-molecular. 

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